Acredito que nem todos, mesmo no meio cristão, sabem definir culto. Para uns é um momento em que os crentes se reúnem para cantar, orar, ler a Bíblia, ouvir uma pregação, ofertar etc.
Na verdade num culto nós fazemos todas estas coisas. Mas quando as fazemos, não significa que estejamos cultuando a Deus, de fato. Qualquer pessoa, mesmo um não cristão, pode fazer estas coisas.
Culto, por definição bíblica, é um serviço que prestamos a Deus. Quando os hebreus estavam para sair do Egito Deus disse que deveriam ir a tal lugar e ali servi-lo, ou seja, cultuá-lo, adorá-lo.(Êx. 4:23; 7:16) Cultuar é servir a Deus.
Mas algumas observações são necessárias se desejamos servir, cultuar a Deus:
1). Culto é sempre para Deus.Mt. 4:10. O culto não para nós. Um culto não tem o objetivo de agradar a quem quer que seja, a não ser Deus. Há crentes mais exigentes e desavisados que ousam declarar: “Hoje não gostei do culto!”. Não gostei da musica! Não gostei da pregação. Não gostei disso ou daquilo.”
2). O culto público pressupõe vida de culto, de adoração pessoal. Se alguém jamais se encontra com Deus em particular, não cultuará a Deus quando estiver em conjunto. Quem não tem vida com Deus no dia a dia, jamais cultuará a Deus nos dias de reunião conjunta.(Is. 1:10-17; 58:1ss)
3). Culto é participação. Assistimos o culto, e não ao culto. Só Deus pode assistir ao culto. Então, estando no culto, cante, leia a Bíblia, oferte, dizime, ore, ou seja, participe do culto. (I Cor. 14:26).
4). Culto é alegria. (Sl. 100:1; 122;1). Há o que parecem estar participando do funeral de Deus e não celebrando um Deus vivo. Há crentes tão carrancudos, semblante fechado que causam insegurança e desconforto no pessoal da musica, nos dirigentes e até no pregador. Vêm ao culto com cara de poucos amigos, de contrariedade, de constante mau humor. Jamais confundamos reverencia com frieza, tristeza.
5). Culto requer regularidade. Há crentes, membros de igrejas que são eternos visitantes na casa do Pai. Se vêm num culto, não vêm no outro. Não vêm todos os domingos, todas as quartas. Não participam dos cultos nos lares...
Pr. Cleveland J. Ribeiro, pastor da Igreja Memorial em Divinópolis-MG
0 comentários:
Postar um comentário