Ir para o site da UFSJ

Ouro Branco


A CIDADE DE OURO BRANCO

Atraídos pela existência de ouro, em fins do século XVII, ex-integrantes da bandeira de Borba Gato desbravaram a região da atual Ouro Branco. O bandeirante Miguel Garcia, lá encontrou ouro que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco".

Em 16 de fevereiro de 1724, durante o governo de dom Lourenço de Almeida, o arraial foi elevado à categoria de freguesia colativa, sendo considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais. A construção da igreja matriz de Santo Antônio de Ouro Branco data de 1717, tendo sido, provavelmente, concluída em 1779. A diferença de 62 anos é justificável, visto que as obras em igrejas de certa importância, nos tempos coloniais, duravam anos.

Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto, tornando-se município em 1953. A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real.

Houve vários ciclos econômicos em Ouro Branco, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois, o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a industrial, que iniciou-se com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A. em 1976, atual Gerdau Açominas S.A, que inaugurou o ciclo do aço.

Atualmente, funciona em Ouro Branco um dos campus da Universidade Federal de São João del-Rei, conhecido como Campus Alto Paraopeba, onde existem cinco cursos de Engenharia, os quais são: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Engenharia Civil. O Campus funciona no local conhecido como "Escritório Central", pois era o centro administrativo da Açominas S.A. durante seu governo estatal.

Notícias do mundo Gospel!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More